Notícias

SAAE EXPLICA SOBRE CLORAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS

MANHUAÇU (MG)-Colocar cloro na água é uma medida antiga praticada pela população. Esse processo, hoje em dia, é uma das etapas feitas na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o objetivo principal de desinfecção, isto é, garantir que a água consumida esteja livre de micro-organismos patógenos. Existem vários agentes desinfetantes, mas, em geral, o cloro é o principal produto utilizado para a desinfecção de águas de abastecimento.

Esse processo é importante para garantir que a água que chega à sua torneira seja potável, evitando, assim, a contaminação e a proliferação de doenças. Embora seja um tratamento muito popular, ainda há dúvidas sobre a segurança dessa prática.

Por que é preciso adicionar cloro na água?

O cloro é uma substância utilizada para eliminar e impedir que bactérias, vírus e protozoários surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.

A cloração ocorre na última etapa do tratamento antes da água sair da ETA. A quantidade de cloro adicionada na saída também assegura que a água chegue à sua casa desinfetada, mesmo passando pelas tubulações.

Quais níveis de cloro são aceitáveis para consumo?

Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.

Esses níveis adotados pelo Ministério da Saúde têm o objetivo de garantir que a população não estará exposta a riscos. Além disso, é importante destacar que o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito maiores do que essa.

O monitoramento constante dos parâmetros físicos e químicos do processo de tratamento e no sistema de distribuição é essencial para evitar qualquer dano à saúde. Entre outras medidas, é feito o controle diário microbiológico no sistema de abastecimento.

Como garantir que a água está apropriada para consumo?

Alguns parâmetros, que são indicadores de riscos à qualidade da água, são monitorados com uma maior frequência. São estes:

  • pH;
  • Cor;
  • Cloro;
  • Turbidez;
  • Flúor;
  • Coliformes totais e fecais;
  • Bactérias heterotróficas;
  • Odor e gosto.

Também, um sistema de gestão da qualidade laboratorial também garante a confiabilidade dos resultados das análises.

Quais são os perigos do cloro para saúde?

O cloro é um ótimo agente para desinfecção, mas, como muitas substâncias químicas, pode apresentar riscos. Dentro da faixa determinada por lei, o cloro não apresenta um efeito tóxico. Porém, em altas concentrações, o contato com a substância pode provocar irritação e coceira na pele e nas mucosas.

Quais são os benefícios da água clorada para saúde?

É importante destacar que a diminuição da incidência de doenças transmitidas pela água, somente foi alcançada após a difusão do uso da técnica de cloração. Além disso, o acesso à água potável impacta diretamente nos índices de mortalidade infantil.

Existem riscos ao beber água da torneira?

Muitas pessoas ainda têm receio, mas não há nenhum risco em consumir água diretamente da torneira se for feito um bom monitoramento da rede de distribuição e a manutenção da limpeza da caixa d’água.

Apesar de seguro, os consumidores devem ter alguns cuidados ao beber água da torneira:

  • Verificar se a torneira e o entorno se encontram em condições de higiene;
  • Limpar a caixa d’água a cada seis meses. Essa limpeza consiste na remoção das substâncias e de outros resíduos presentes no reservatório, juntamente com a desinfecção, que consiste na eliminação de micro-organismos patogênicos por meio de agentes químicos. É importante que os reservatórios permaneçam devidamente vedados e protegidos;
  • Optar por adquirir reservatórios de qualidade, que oferecem leveza, proteção contra raios ultravioletas e maior resistência ao manuseio e transporte;
  • Realizar manutenção preventiva das instalações hidráulicas residenciais, evitando vazamentos internos capazes de afetar a qualidade da água.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaç

© 2019 Manhuaçu . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.