Notícias

SAAE lança campanha "CONHEÇA SEU HIDRÔMETRO"

MANHUAÇU (MG)-Com o objetivo de aumentar o entendimento do consumidor em relação à leitura no hidrômetro, o SAAE preparou uma campanha que visa facilitar o entendimento sobre o aparelho que registra o volume de água.

ENTENDA SEU HIDRÔMETRO

Para conhecer e monitorar o consumo de água da sua casa, evitando desperdícios e colaborando para o meio ambiente, você pode acompanhar a medição da passagem da água pelo hidrômetro.

Toda vez que você abre o chuveiro ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.

Por meio da leitura do hidrômetro, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.

Além de ser muito relevante para a sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma importância social. A partir das medições dos aparelhos em todos os domicílios, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento.

VANTAGENS DO HIDRÔMETRO

• Ajudar a manter o consumo de água sob controle
• Facilitar a identificação de vazamentos
• Possibilitar a cobrança justa da conta de água
• Auxiliar no mapeamento dos hábitos de consumo de toda a população

 

Vamos calcular?

Um leiturista devidamente autorizado e identificado, é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e acompanhar as medições mensalmente.

Mas você também pode fazer o controle individual do seu consumo, compreender sua rotina e descobrir quais mudanças de hábitos ajuda na redução de sua conta de água. Além disso, acompanhar o seu hidrômetro de perto também é uma forma de identificar a possibilidade de algum vazamento, portanto, fique atento!

  • IDENTIFIQUE O NÚMERO QUE CONSTA NA SUA ÚLTIMA CONTA DE ÁGUA
  • SUBTRAIA A MEDIÇÃO DA CONTA DO NÚMERO QUE CONSTA NA ATUAL DO SEU HIDRÔMETRO.
  • LEMBRE-SE: PARA O CÁLCULO, CONSIDERE APENAS OS NÚMEROS PRETOS E DESCONSIDERE OS DEMAIS.
  • PRONTO! AGORA VOCÊ JÁ SABE QUANTO CONSUMIU DESDE A SUA ÚLTIMA CONTA.

Cuide bem do seu hidrômetro

De nada adianta manter um hidrômetro em casa se o aparelho não funcionar corretamente.
Como consumidor, você pode adotar alguns cuidados que ajudam a ampliar a vida útil do aparelho e garantem a precisão de suas medições.

  • Não coloque objetos em cima do hidrômetro, a prática pode prejudicar a medição.
  • Deixe o equipamento em local de fácil acesso para leitura.
  • Mantenha o hidrômetro sempre limpo.
  • Nunca retire o lacre. A violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas na lei.
  • Informe o SAAE quando perceber que o equipamento está danificado.

Em caso de problemas com seu hidrômetro ou dúvidas sobre a atuação dos leituristas, entre em contato conosco.


Você sabe o que é um hidrômetro?

O hidrômetro é um aparelho de precisão utilizado para medir e registrar o volume de água. Ele é usualmente chamado de medidor ou relógio de água e marca a quantidade de água que você consome toda vez que uma torneira é aberta.

 


Por que preciso ter um hidrômetro?

O hidrômetro garante a cobrança justa do consumo de água, além de ajudar você a detectar vazamentos, evitar desperdícios e preservar o meio ambiente. O SAAE cobra pelos serviços de tratamento e distribuição de água. Quanto maior for o seu consumo, maior será o valor da sua conta.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Fotos

© 2019 Manhuaçu . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.