Notícias

SAAE investe em sistema de Telemetria para otimizar fornecimento de água

MANHUAÇU (MG)- O SAAE está na fase final de implantação do sistema de telemetria para trazer melhorias em relação ao abastecimento de água em Manhuaçu e distritos.

O investimento conta com o apoio da prefeita Cici Magalhães, que sempre mostra a clara parceria entre o SAAE e a Prefeitura de Manhuaçu.

A instalação do sistema que já se encontra em processo final, tem como objetivo realizar medições e coleta de dados, facilitando o trabalho diário realizado pela autarquia.

O QUE É TELEMETRIA E POR QUE IMPLANTÁ-LA?
Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados via rádio frequência. Trata-se da automação, monitoração e controle, em tempo real, de reservatórios, elevatórias de água e ETAs.

Em um município sem este sistema, muitas vezes são os moradores que avisam a companhia de água e esgoto quando ocorre uma falha no abastecimento. 

De acordo com o Engenheiro Eletricista, Gabriel Augusto, após a inserção do programa, benefícios variados podem ser citados e levados em conta para otimização do fornecimento de água. Tais como:

  • Monitoramento em tempo real referente ao funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema; 
  • Armazenamento de dados sobre a qualidade do abastecimento;
  • Alerta sobre vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;
  • Prevenção e diminuição de perdas;
  • Redução de custos operacionais de deslocamento de equipes;
  • Facilitação na manutenção de equipamentos;
  • Eliminação de achismos, através de dados confiáveis;

Já o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, explica que há aproximadamente dois (2) anos, estudos para a implantação do sistema estão sendo feitos, resultando em um beneficiamento significativo para a população e para a autarquia. “De todas as vantagens que citamos, teremos também uma diminuição nos gastos com economia de energia e um sistema de bombeamento mais eficiente,” explica Luiz.

 

Assessoria de Comunicação- SAAE Manhuaçu

© 2019 Manhuaçu . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.